segunda-feira, 2 de abril de 2018

E-BOOKS - O Pensamento que faz a Diferença - John C Maxwell

  • Uma amiga minha tem duas filhas. Kim, a mais jovem, com 21 anos, candidatou-se à faculdade de farmácia quando estava no colegial. 

No dia em que soube que foi aprovada, sua irmã mais velha, Jennie, de 25 anos, compartilhou a alegria. Kim estava em êxtase, e Jennie contente porque a irmã havia alcançado seu objetivo. Mas também estava com pena dela.

 E disse: "Mamãe, estou com pena da Kim. Ela vai ter de ir à escola por mais quatro anos!"

 Enquanto o pensamento de uma é "acabo de ter a oportunidade de fazer carreira", o da outra é "ela tem de ir à escola por mais quatro anos!". Eis aí a diferença:

 As pessoas bem-sucedidas pensam diferente das malsucedidas.

 Uma irmã ouviu a notícia e ficou entusiasmada porque pensou na carreira compensadora e lucrativa que acabava de se apresentar. A outra pensou apenas no tempo necessário para chegar lá.

"Você é hoje aquilo que os seus pensamentos lhe trouxeram. Você será amanhã aquilo a que seus pensamentos o conduzirem.

Quais são as aptidões do seu pensamento? Ele o ajuda a realizar coisas? Este livro identifica 11 tipos de pensamento que as pessoas bem-sucedidas empregam. Que tipo de pensamento você acredita que aumenta suas oportunidades de sucesso?

1.    Tudo começa com um pensamento
 "A vida consiste naquilo que um homem pensa durante o dia todo."
 - RALPH WALDO EMERSON

 2.    Aquilo que pensamos determina o que somos. Aquilo que somos determina o que fazemos.
 "As ações dos homens são os melhores intérpretes dos seus pensamentos."
 - JOHNLOCKE

 3.    Nossos pensamentos determinam nosso destino. Nosso destino determina nossa herança.
"Você é hoje aquilo que os seus pensamentos lhe trouxeram. Você será amanhã aquilo a que seus pensamentos o conduzirem."
 - JAMES ALLEN

 4.    As pessoas que chegam ao topo pensam de maneira diferente das outras.
 "Nada limita tanto as realizações como pensar pequeno; nada expande mais as possibilidades do que o pensamento sem freios."
 WILLIAM ARTHUR WARD
  • PARTE 1 

 MUDE SEU MODO DE PENSAR E MUDE SUA VIDA 

Capítulo 1  - Compreenda o Valor de Pensar Direito

Qual é a única coisa que todas as pessoas bem-sucedidas têm em comum? Qual é a única coisa que separa os que chega n ao topo dos que parece que nunca chegam lá? A resposta é: Pensar Direito! Aqueles que adotam o modo de pensar correto como estilo de vida compreendem a relação entre seu nível de pensamento e seu nível de progresso. Eles também percebem que, para mudar suas vidas, precisam desafiar o modo como pensam.

 Fui um aluno que pensou direito a vida toda, por isso sei como isso é importante para progredir. No meu primeiro livro, que escrevi em 1979, intitulado Think on These Things, eu disse: "A sua vida de hoje é resultado do seu pensamento de ontem. A sua vida de amanhã será determinada por aquilo que você pensar hoje." O título desse livro foi inspirado pelas palavras do apóstolo Paulo, que nos admoestou:

 Todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são honrosas, todas as que são justas, todas as que são agradáveis, todas as que são recomendáveis, se é que existe alguma excelência, se é que existe algo digno de elogios, pense nessas coisas.

 Meu pai, Melvin Maxwell, sempre mencionava essas palavras para mim, por sentir que eram importantes. Por quê? Porque ele foi um exemplo de alguém que mudou sua vida por ter mudado o modo de pensar.

Se você encontrasse o meu pai, ele lhe diria que nasceu com uma inclinação natural para pensar com negativismo. Além do mais, cresceu na época da Depressão e, quando tinha seis anos, sua mãe morreu. Não foi uma criança alegre nem esperançosa. Quando era adolescente, porém, começou a perceber que as pessoas de sucesso que conhecia tinham uma coisa em comum: elas preenchiam suas vidas com pensamentos positivos a respeito de si próprias e das outras pessoas. 

Ele queria ser tão bem-sucedido quanto elas, e por isso dedicou-se à tarefa diária de mudar o modo como pensava. Para seu deleite, depois de muito tempo e esforço, seu novo modo de pensar fez com que ele mudasse.

 As pessoas que o conhecem hoje vêem-no como uma pessoa totalmente positiva, e se surpreenderiam se descobrissem que ele começou sua vida com uma mentalidade negativa. Essa mudança no seu modo de pensar permitiu-lhe atingir um nível de vida que parecia estar acima do seu potencial. Ele continuou sendo a pessoa mais bem-sucedida no seu meio profissional. Tornou-se diretor de faculdade e foi importante na vida de inúmeras pessoas. Até hoje ele é o meu herói.

 Mudar do pensamento negativo para o pensamento positivo nem sempre é fácil, em especial se você já teve dificuldades com mudanças. 

Para algumas pessoas, essa é uma luta que dura a vida inteira. Você sabe qual é o desafio número um das pessoas quando se trata de fazer mudanças pessoais positivas? E o sentimento. Elas querem mudar, mas não sabem como lidar com as emoções. Há, porém, uma maneira de fazer isso. 
  • Considere a verdade contida no seguinte silogismo:

 Premissa maior. Eu posso controlar os meus sentimentos.
 Premissa menor. Os meus sentimentos vêm dos meus pensamentos.

 Conclusão. Eu posso controlar os meus sentimentos controlando os meus pensamentos.

 Se você deseja mudar seu modo de pensar, então deve ser capaz de mudar seus sentimentos. Se você pode mudar seus sentimentos, pode mudar suas ações. E mudar suas ações - com base no pensamento correto — pode mudar sua vida.
  •  QUEM VAI MUDAR A SUA MENTE?

 A maioria das pessoas em nossa cultura confia aos sistemas educacionais a tarefa de ensiná-las e aos seus filhos a pensar. De fato, muitos indivíduos acreditam que a educação formal é a solução para melhorar a vida das pessoas e reformar a sociedade. James Bryant Conant, professor de química e antigo diretor da Universidade de Harvard, disse o seguinte: "A educação pública é um grande instrumento de mudança social... A educação é um processo social, talvez o mais importante para determinar o futuro do nosso país; ele deveria contar com uma percentagem muito maior da nossa receita nacional."

 Muitos educadores poderiam fazer-nos acreditar que boas notas levam a uma vida melhor e que, quanto mais formal for sua educação, mais bem-sucedido você será. A educação, porém, em geral não pode concretizar essas promessas. Você, com certeza, conhece pessoas muito cultas que são muito malsucedidas. Nunca encontrou professores com títulos de doutor que não conseguem gerenciar suas vidas com eficácia? No entanto, conhece pessoas que abandonaram os estudos e que se saíram muito bem (pense em Bill Gates, Thomas Edison, Federico Fellini, Steve Jobs).

 William Feather, autor de The Business of Life, observou: "A educação superior fomenta duas desilusões: o que é ensinado corresponde ao que é aprendido; o que é ensinado acaba de algum modo gerando dinheiro." O antigo diretor da Universidade de Chic^o, Robert M. Hutchins, observou: "Quando ouvimos rádio, assistimos televisão e lemos jornais, perguntamo-nos se a educação universal tem sido a grande bênção que os seus defensores sempre afirmaram que seria." Talvez estivéssemos em melhor situação se tivéssemos aceitado o conselho de Mark Twain: "Eu nunca deixei que a minha escolaridade interferisse na minha educação."

 O problema com a maior parte das instituições de ensino é que elas tentam ensinar às pessoas o que pensar, e não como pensar. Ao contrário do que disse Francis Bacon, o conhecimento em si mesmo não é poder. O conhecimento tem valor apenas nas mãos de quem tem aptidão para pensar direito. As' pessoas devem aprender como pensar bem para realizar seus sonhos e desenvolver seu potencial.
  • O pensamento que faz a diferença - John C. Maxwell
https://app.box.com/s/4hau0bo3dc6agnjyu80y4d79obvy0cok

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.