“Quem é você Alasca?”, o primeiro romance do John Green, aquele mesmo de “A culpa é das Estrelas” e, para quem ainda não leu (recomendo ler urgente), o livro narra a vida do adolescente Miles Halter, um garoto comum com uma vida sem grandes perspectivas de mudanças e que possui o curioso hobby de ler biografias e colecionar as últimas palavras – aquelas ditas antes da morte – de grandes personalidades.
E é a partir de uma dessas frases que ele decide mudar todo o seu destino:
“François Rabelais. Era poeta. Suas últimas palavras foram: Saio em busca de um Grande Talvez. é por isso que estou indo embora. Para não ter de esperar a morte para procurar o Grande Talvez.” Miles Halter em Quem é você Alasca?
Até este ponto, o grande dilema de Miles era cursar o ensino médio em sua cidade natal e viver o mais do mesmo ou viajar até o Alabama e cursar Culver Creek, o internato que seu pai se formou. Claro que a segunda opção é muito mais atrativa. O “grande talvez” deve estar lá! E estava. Alasca Young, a tão encantadora e enigmática garota-título, tão complexa que mudou a vida de Miles para sempre, e pode-se dizer que por isso o livro foi dividido em duas partes: Antes e Depois.
Agora voltando ao “Grande Talvez”, ao entender essa filosofia do Rabelais, me peguei por horas e horas refletindo sobre tudo aquilo que eu poderia ter vivido e não vivi. Ao me acomodar com a rotina da minha vida, deixei de conhecer muitas Alascas e perdi parte de uma vida que eu não sei como seria. Como em um universo paralelo, naquela dimensão minha vida não seria a mesma. Eu poderia estar morando em outro país, ou estar casado e com filhos ou quem sabe estar morto. Mas, então estou aqui, vivo, escrevendo, refletindo…
Não me arrependo de nada daquilo que fiz, me arrependo apenas das coisas que deixei de fazer. Será tarde demais querer viver o que eu deixei de viver? Só encontrarei as respostas partindo em busca do meu grande talvez.
Obs: “Quem é você Alasca?” não se resume apenas a esta pergunta. Ao ler este livro fiquei perdido no labirinto da Alasca Young e ainda estou.
- E-BOOK - John Green - Quem é você Alasca?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.